Respostas

Confira abaixo as perguntas e respostas enviadas através da Consulta Pública Online no período de 01 a 21 de janeiro de 2022.

Nenhuma pergunta enviada até o momento

Prezado Nelson, agradecemos a sua colaboração junto a este processo, informamos que sua contribuição será repassada para a equipe social do programa PROMABEN.

Pergunta enviada por Nelson, Bairro do Marco

Prezado Fábio, caso esteja se referindo a obra da Estação de Tratamento de Esgoto, a ser localizada na av. Bernardo Sayão, esta tem previsão de conclusão para de/2022.

Pergunta enviada por Fábio, Bairro do Guama

Prezado Rômulo, agradecemos a sua participação.

Pergunta enviada por Rômulo, Bairro do Jurunas

Prezado Victor, agradecemos a sua participação.

Pergunta enviada por Victor, Bairro do Marco

A UCP é a Unidade Coordenadora do Projeto PROMABEN, a sede está localizada na Avenida Bernardo Sayão, 3224, bairro Condor.A UCP é a Unidade Coordenadora do Projeto PROMABEN, a sede está localizada na Avenida Bernardo Sayão, 3224, bairro Condor.

Pergunta enviada por Benedito, Bairro do Jurunas

A implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário – SES Bacia da Estrada Nova trará como benefício a redução do número de internações por doenças de veiculação hídrica, redução dos índices de mortalidade infantil, redução da poluição estuarina e em canais, melhoria na qualidade das águas do rio Guamá, expansão do turismo com desenvolvimento da economia e geração de empregos e rendas na região, além da diminuição de desigualdades sociais.

Pergunta enviada por Juliana, Bairro da Cremação

O esgoto apresenta um elevado potencial para gerar doenças nas pessoas (como diarréia, cólera, dengue, esquistossomose a popular barriga d’água) devido a presença de fezes e urina. Pelo seu grande potencial nocivo, é preciso realizar o tratamento do esgoto para que ele não seja despejado diretamente nos rios, córregos e mares, poluindo e prejudicando ainda mais o meio ambiente e a saúde da população.
A cobertura da rede de esgotamento sanitário de Belém é extremamente restrita espacial e demograficamente e tem baixa penetração na área da Bacia da Estrada Nova, onde predominam soluções de esgotamento de fossa negra, lançamento direto em corpos d´água ou fossas sépticas.

Pergunta enviada por Elizandro, Bairro do Jurunas

Estima-se que na cidade de Belémapenas 15% da população da capital recebe atendimento de coleta de esgoto, e menos de 3% dos esgotos de Belém são tratados (Fonte:http://www.tratabrasil.org.br/belem-continua-sem-saneamento-basico)

Pergunta enviada por Raydnne, bairro da Condor

O Sistema de Esgotamento Sanitário – SES Bacia da Estrada Nova terá como áreas beneficiadas o bairro Jurunas, e uma parcela dos bairros Batitas Campos e Cidade Velha. A delimitação da área de atendimento consta no Relatório de Controle Ambiental – RCA disponibilizado no site da Consulta Pública (https://sesbaciaestradanova.belem.pa.gov.br/).

Pergunta enviada por Camila, Bairro do Guamá

Após o início das obras, a previsão de término da implantação do sistema, de acordo com o projeto, é de 22 meses.

Pergunta enviada por Regiane, Bairro do Guamá

A data prevista para o início das obras é abril de 2022.

Pergunta enviada por João, Bairro da Condor

A data prevista para fo início das obras é abril de 2022. A pré-operação da ETE inicia logo após a conclusão das obras.

Pergunta enviada por Antonio, Bairro da Condor

Todo o lixo descartado em rios e canais, independente de ser o canal da Bernardo Sayão ou outro, provoca alteração da qualidade das águas e consequentemente a sua contaminação, causando prejuízos para a população e ao meio ambiente, podendo sim haver contaminação das águas utilizadas nas residências caso essas utilizem as águas de poços e dos rios e córregos sem tratamento.

Pergunta enviada por Anderson, Bairro do Jurunas

Os benefícios são a melhoria da qualidade de vida da população, bem como o ganho ambiental, não somente da população beneficiada pela implantação do SES Bacia da Estrada Nova como toda a população de Belém. Dentro os benefícios podemos citar: redução do número de internações por doenças de veiculação hídrica, redução dos índices de mortalidade infantil, redução da poluição estuarina e em canais, melhoria na qualidade das águas do rio Guamá, expansão do turismo com desenvolvimento da economia e geração de empregos e rendas na região, além da diminuição de desigualdades sociais.

Pergunta enviada por Edgleyce, Bairro do Jurunas

Este projeto e seus respectivos estudos estão sendo divulgados para a população por meio da Consulta Pública, que teve seu início no dia 04 de outubro, pelo site https://sesbaciaestradanova.belem.pa.gov.br/, divulgação em meios de comunicação (sites, jornais impressos e digitais, rádio, telejornais e outros) e pelas reuniões da Consulta Pública realizadas nos 14/10 na Ilha do Combu e no dia 15/10 na UCP/PROMABEN, além da disponibilização no YouTube da apresentação da Consulta Pública do dia 15/10 (https://youtu.be/frX2MwyImXk )

Pergunta enviada por Neuza, Bairro da Cremação

Prezado Elci, agradecemos a sua participação neste processo.
Em relação ao seu questionamento, de acordo com a equipe técnica da UCP/PROMABEN a execução do canal de descarga na Av. Caripunas na sub-bacia 1, que se encontra em fase avançada de obras, bem como as obras de dragagem, bacia de detenção e outras intervenções em drenagem urbana na sub-bacia 2, as quais encontram-se em fase de projeto, tem como objetivo impactar positivamente todos os sistemas de drenagem dessas áreas, diminuindo a ocorrência de alagamentos em todo o contexto da bacia da estrada nova.

Pergunta enviada por Elci, Bairro do Condor

Esta é uma obra específica de saneamento, não tendo como objetivo resolver os problemas de alagamento, e sim atender as questões do esgoto doméstico da região do projeto, porém, aliada a outras obras de infraestrutura urbana tende a auxiliar as questões de drenagem da área de abrangência do sistema.

Pergunta enviada por Adenilson, Bairro do Jurunas

Nos estudos ambientais desenvolvidos para o Sistema de Esgotamento Sanitário – SES Bacia da Estrada Nova, está previsto a implementação do Programa de Educação Ambiental a ser desenvolvido durante a fase de execução das obras e a operação do sistema. O referido programa está apresentado no Relatório de Controle Ambiental – RCA disponibilizado no site da Consulta Pública (https://sesbaciaestradanova.belem.pa.gov.br/).

Pergunta enviada por Pedro, Bairro da Cidade Velha

Dentre os impactos citamos o aumento na qualidade de vida da população (diminuição de doenças de veiculação hídrica), valorização  os imóveis da região abrangida pelo sistema, expansão do turismo com desenvolvimento da economia e geração de empregos e rendas na região, incluindo a Iha do Combu, dentre outros conforme apresentado no Relatório de Controle Ambiental – RCA disponibilizado no site da Consulta Pública (https://sesbaciaestradanova.belem.pa.gov.br/).

Quanto ao segundo questionamento, não temos informações em relação ao planejamento de um PROMABEN III, no momento o objetivo é atender e realizar todos os projetos previstos no programa PROMABEN II.

Pergunta enviada por Raimundo, Bairro do Coqueiro

Para a implantação do projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário – SES Bacia da Estrada Nova os recursos proveem do acordo de empréstimo realizado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

A Companhia de Saneamento do Pará – COSANPA será responsável pela operação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE e de todo o sistema. A COSANPA também participou de todo o processo de análise/avaliação da concepção e desenvolvimento do projeto da ETE.

Pergunta enviada por Marco, Bairro de São Brás

Prezada Rita, agradecemos a sua colaboração junto a este processo, informamos que sua contribuição será repassada para a equipe social do programa PROMABEN, acreditamos que este acompanhamento das famílias atendidas pelo empreendimento é de suma importância para a garantida da efetividade do programa.

Pergunta enviada por Cássia, Bairro da Condor

O contexto considerado foi o de centralizar o tratamento em uma única ETE, a qual será localizada na Tv. Bernardo Sayão, 3012, ao lado do canal da Tv. Quintino Bocaiuvas. A ETE atenderá, inicialmente, a área da sub-bacia 1, incluindo a orla, e a área do Miolo do Jurunas (sub-bacia 2), além do conjunto habitacional e comercial a ser localizado na Tv. Quintino Bocaiuva, entre a Av. Bernardo Sayão e a Tv. Honório José dos Santos, com previsão de execução até final de 2022. Em termos de população, a ETE atenderá, em final de plano, aproximadamente 85.000 pessoas.

As ligações intradomiciliares da sub-bacia 1 estão em fase de projeto, através do contrato 002/2021, o qual já está em execução, com previsão de término em Fev/2022. Para a área do Miolo do Jurunas, o qual ainda está em fase de processo licitatório para elaboração de projetos de sistema viário, esgotamento sanitário, microdrenagem e abastecimento de água, a disciplina será considerada também como escopo do contrato.

Pergunta enviada por Valdinei, Bairro do Marco

Um dos objetivos da implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário – SES Bacia da Estrada Nova é a melhoria da qualidade ambiental de toda a área de influência do empreendimento, incluindo a qualidade das águas do rio Guamá que banham a Ilha do Combu.

Com a implantação e operação do sistema, o esgoto doméstico lançado direto sem tratamento nos córregos e ao longo do rio Guamá será tratado e seu efluente tratado será lançado pontualmente no rio, prevendo-se assim a alteração positiva da qualidade das águas que banham a Ilha do Combu.

Pergunta enviada por Camila, Bairro da Batista Campos